segunda-feira, 29 de março de 2010

O Sonho do Paulo Oliveira

toda a gente anda a responder a perguntas sobre mim
em busca de respostas sobre eles mesmos, eu bem vi,
a mãe do surdo perguntando-lhe o que ele achava, e
ele, que também era mudo, não lhe disse absolutamente
nada.

toda a gente me anda a perguntar o caminho para
algum lado, do grande fórum até ao estádio, ouvi alguns
dizendo querer olhar por segundos e outros esperavam
encontrar alguém para planear um golpe de estado.

toda a gente que pensa que sabe sobre alguma coisa
vem-me dizer que eu sou muito versátil e contráctil,
mas infelizmente nem esticado dá nada, nem para nadar,
como aquela estrada que eles construiram no meio do mar.

toda a gente me tira fotografias, a tentar roubar-me
a alma, como se fosse algo essencial, e eu ouço-os
e poucas não são as vezes que me apetece ser louco
e começar a terceira guerra mundial.

Paulo Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário